Saiba mais sobre o ProUni

Você já ouviu falar do Programa Universidade para Todos? Mais conhecido como ProUni, o programa realizado pelo Ministério da Educação foi criado em 2004 e desde então oferece bolsas de estudo parciais e integrais durante todo o curso em instituições particulares de ensino superior.

O objetivo do ProUni é proporcionar acesso à educação superior a toda a população. Para se inscrever e receber uma bolsa de 100% pelo ProUni, o estudante precisa ter feito a edição do ENEM de 2020 a 2021 e não possuir diploma de graduação. Além disso, para concorrer a uma das bolsas de estudos disponibilizadas pelo programa, é necessário que o aluno comprove a renda familiar bruta mensal.

Para a modalidade de bolsa integral, o salário por pessoa deve ser de até 1,5 salário-mínimo. Caso o valor seja superior a esse e inferior a três salários-mínimos, o estudante pode concorrer a bolsa parcial de 50%.

Saiba mais PROUNI

Quem pode se inscrever?

Cadeira Alunos escola publica

Alunos que estudaram em escola pública

 

Estudantes que cursaram todo o ensino médio em uma instituição pública de ensino, estão enquadrados dentro dessa categoria e podem concorrer a bolsa de estudos.

Bolsistas integrais de escolas particulares

Bolsistas integrais de escolas particulares

 

Caso você tenha feito o ensino médio em uma instituição privada em condição de bolsista integral da própria escola, está apto para se inscrever no programa.

Estudantes com deficiência

Estudantes com deficiência

 

Neste caso, as condições anteriores não se aplicam. Não é necessário ter estudado em uma escola pública ou ser bolsista de uma instituição particular. Basta o estudante apresentar comprovação no ato da matrícula e o comprovante de renda familiar.

Professores

Professores

 

Docentes da rede pública de ensino da educação básica também podem realizar sua inscrição no ProUni. Para concorrer a bolsa, o professor não precisa comprovar renda, apenas compor o quadro de funcionários de uma instituição pública.

Aluna PROUNI

Quais os critérios para participar do ProUni?

Além do comprovante de renda familiar, alguns critérios são exigidos para que o estudante possa participar do Programa Universidade para Todos. Para receber uma bolsa de 100% um dos pré-requisitos é que o aluno tenha feito a prova ENEM 2020 ou 2021 e alcançado, no mínimo, 450 pontos. É necessário também que o estudante não tenha zerado a redação.