ENFERMAGEM

A área da Enfermagem é responsável por cuidar do ser humano de maneira integral, oferecendo atenção individual, familiar e para a comunidade. O profissional tem como objetivo a preservação, promoção e recuperação da saúde.

A graduação em Enfermagem na FPS tem duração de 5 anos (10 semestres), totalizando 4430 horas de aprendizado, que são divididos em:

Conheça as características desse curso de enfermagem em Recife e realize sua graduação em uma excelente instituição de ensino superior!

BOTÕES - SITE FPS (5)
BANNER
mensalidade-enfermagem
Click me

Como é a faculdade de Enfermagem?

A graduação em Enfermagem na FPS tem duração de 5 anos (10 semestres), totalizando 4430 horas de aprendizado, que são divididos em:

 

  • Atividades teóricas;
  • Atividades teórico-práticas;
  • Atividades práticas;
  • Estágio curricular supervisionado;
  • Atividades complementares;
  • Trabalho de conclusão de curso.

Sua matriz curricular é organizada e distribuída por módulos, possibilitando que diversos saberes da Enfermagem sejam abordados sem que ocorra a superposição dos conteúdos.

 

Os alunos participam de atividades acadêmicas teóricas e práticas desde o início da graduação, realizadas no campus da Faculdade Pernambucana de Saúde e com o apoio das instalações do IMIP (Instituto de Medicina Integral Profº Fernando Figueira).

 

De maneira geral, o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde visa preparar os estudantes para serem Enfermeiras(os) com formação generalista, crítica e reflexiva, respeitando os princípios éticos e legais da profissão, onde os conhecimentos teóricos e habilidades práticas são vivenciados no exercício da aprendizagem baseada em problemas (ABP), capacitando-o para atuar no cuidado humano com competência técnico-científica, ético-política, empenhado na consolidação do SUS, com vistas ao desenvolvimento sustentável, a transformação da realidade social e o exercício da cidadania, e, para isso, utiliza 5 eixos temáticos, baseando-se nas suas propostas pedagógicas. São eles:

 

  • Bases biológicas do processo saúde doença em saúde/enfermagem;
  • Bases humanas e sociais e suas dimensões sobre processo saúde-doença;
  • Bases teórico-metodológicas do trabalho de enfermagem;
  • Processo assistir/intervir e gerenciar da enfermagem;
  • Processo ensinar/aprender e investigar da enfermagem.
BOTÕES - SITE FPS (5)

O que você pode esperar do curso de Enfermagem?

O currículo do curso de Enfermagem da FPS, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, foi elaborado visando a vivência em cenários de prática, trazendo complexidades crescentes e respeitando a hierarquização da atenção à saúde e dos seus serviços.

 

Esta faculdade de Enfermagem relaciona o ensino teórico e prático utilizando de situações-problemas vivenciadas nas rotinas dos estudantes e seus tutores, construindo e sedimentando os conhecimentos adquiridos.

 

Dessa maneira, buscando o desenvolvimentos de competências do futuro profissional, o curso oferecido pela FPS é estruturado por dois eixos principais:

 

  • Eixo Integrador: com o objetivo de desenvolver relação entre conhecimentos, habilidades e atitudes, este eixo propõe a interdisciplinaridade onde são analisados aspectos psicossociais, econômicos, culturais, éticos, humanísticos, antropológicos, ecológicos e filosóficos.
  • Núcleos de aprendizagem: espaços de construção de conhecimentos teóricos e práticos que favorecem a integralidade do processo de formação e possuem conteúdos com ordem crescente de complexidade. Os núcleos de aprendizagem que compõe a matriz do curso são: grupo tutorial, exposições e habilidades e atitudes (laboratórios, vivência da prática profissional e integração).
cta faça sua simulação

Enfermagem

Você já pensou em fazer o curso de Enfermagem? Então, você não pode perder este e-book exclusivo e gratuito para tirar suas dúvidas sobre qual é o papel de um enfermeiro e te fazer entender melhor o rumo da profissão no país.

MOCKUP_FPS_CAPA_Ebook_Enfermagem

CONHEÇA A FPS

CONHEÇA A ENFERMAGEM

Conheça mais sobre a Enfermagem, profissão responsável pelo cuidado e atendimento a pacientes que encontram-se em diferentes situações com a saúde fragilizada. Encante-se de vez pela Enfermagem!
cta acesse o nosso podcast

POR QUE VOCÊ DEVERIA ESTUDAR NA FPS

Entenda os motivos que fazem da Faculdade Pernambucana de Saúde a melhor escolha para o seu futuro se seu plano é ingressar em um instituição de alta qualidade para obter grandes resultados!
BOTÕES - SITE FPS (5)

Qual é o objetivo do curso de Enfermagem?

A Faculdade Pernambucana de Saúde tem como objetivo formar o enfermeiro generalista com compromisso com as diretrizes preconizadas pelo SUS, crítico e reflexivo e com competência técnico-científica, ético-política. O futuro profissional buscará a transformação da realidade social, exercendo sua responsabilidade socioambiental, valorizando o ser humano em sua totalidade e, no exercício da cidadania, sempre respeitando os princípios éticos e legais da profissão. Tudo isso mantendo como base nos princípios da equidade, integralidade, interdisciplinaridade, interprofissionalidade e solidariedade.

 

Além disso, a FPS busca formar profissionais dessa área da saúde com competências voltadas para o desenvolvimento intelectual, empreendedor e autônomo, capazes de assegurar a integralidade da atenção à saúde, a qualidade e a humanização do atendimento prestado ao indivíduo, à família e à comunidade.

 

Como é o campo de atuação de enfermagem no mercado de trabalho?

De maneira geral, o mercado de trabalho para o profissional de enfermagem é bem amplo e tem alta demanda no Brasil.

 

Quem escolhe seguir essa profissão pode atuar em praticamente todas as áreas da Saúde, praticando a Sistematização da assistência de Enfermagem promovendo o restabelecimento da saúde do usuário e ou da comunidade assistida por ele.

 

E vai além, a profissão da(o) Enfermeira(o) tem desenvolvido importantes trabalhos nas seguintes áreas:

 

  • Home care (atendimentos domiciliares);
  • Consultórios de Enfermagem
  • Perícias;
  • Gestão de serviços de Saúde;
  • análises de estudos epidemiológicos;
  • Docência tanto no nível técnico quanto na graduação (neste último é necessário ter título de pós-graduação);
  • Pesquisa, dentre outras áreas.

Por que estudar

enfermagem na fps?

Na Faculdade Pernambucana de Saúde, o estudante tem acesso a diferenciais únicos que contribuem para que a sua formação seja realizada com excelência.

 

Além de dispor de um corpo docente altamente qualificado, conheça outros diferenciais que tornam a FPS uma excelente faculdade de enfermagem em Pernambuco:

 

  • Quem decide estudar enfermagem na FPS tem contato com a prática da profissão desde o primeiro período, utilizando Unidades de Saúde da Família e o complexo hospital-ensino IMIP (Instituto de Medicina Integral Profº Fernando Figueira) como cenário para esses aprendizados, permanecendo com essa rotina até a conclusão da graduação.
  • A FPS é pioneira em adotar a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) — metodologia de ensino que possibilita uma aprendizagem ativa realizada em turmas com número reduzido de estudantes. Esse método possibilita que o docente assuma o papel de tutor apenas guiando e orientando o estudo, contribuindo para que os alunos se tornem o centro do aprendizado e sejam capazes de resolver as situações e os problemas propostos de acordo com o objetivo de ensino, todos relacionados à rotina da futura profissão. A ABP contribui para o aprimoramento da comunicação e do trabalho em equipe e a FPS é a única do Estado a aplicar essa metodologia em 100% dos cursos oferecidos.
  • Conteúdo oferecido modularmente, de maneira que todos os saberes da ciência da Enfermagem sejam abrangidos sem que ocorra superposição.
  • Infraestrutura adequada, possuindo laboratórios especializados para a realização das aulas práticas e teóricas,como laboratório de anatomia, recursos digitais, comunicação e prática do cuidar.

Laboratórios

  • Laboratório de Prática do Cuidar;
  • Laboratório de Anatomia 1;
  • Laboratório de Anatomia 2;
  • Laboratório de Recursos Digitais;
  • Laboratório de Comunicação:
    • Comunicação: (leitura e interpretação de textos; interprofissional; jornalística);
    • Introdução à língua inglesa e Inglês instrumental;
    • Libras para o profissional Enfermeiro.

 

A matriz curricular do curso de Enfermagem oferecido pela Faculdade Pernambucana de Saúde está de acordo com os planos nacional, estadual e municipal de saúde e coerente com as diretrizes curriculares para graduação em Enfermagem (RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2001).

ilustra_menino
BOTÕES - SITE FPS (5)

LABORATÓRIOS

BOTÕES - SITE FPS (5)

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos processos e oportunidades!

Quer saber mais sobre o que há de mais legal e inusitado na FPS? Basta se cadastrar no formulário ao lado para

receber informações, esclarecer suas dúvidas e ficar por dentro de tudo que é importante para você, como futuro estudante FPS, precisa saber!